Colégio Sagres completa 102 anos
/ Categorias: Início, Notícia, Aviso

Colégio Sagres completa 102 anos

No dia 14 de agosto de 2023, o Colégio Sagres completa 102 anos associando tradição, educação e cultura.

A Escola Nun'Álvares foi fundada no dia 14 de Agosto de 1921, sob os auspícios do Centro D. Nun'Alvares Pereira, funcionando nesta época em um sobrado no número 106 da avenida Passos no centro.

A escola foi nomeada em homenagem a Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo Condestável(1360-1431), desempenhou papel fundamental na crise de 1383-1385, findada com a vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota, que assegurou a Portugal independência de Castela. 

Ainda hoje há na entrada principal da escola um painel de azulejos que retrata o Mosteiro da Batalha, monumento cuja edificação foi iniciada em 1386, a mando do rei D. João I de Portugal, como agradecimento à Virgem Maria pela vitória contra os rivais castelhanos na Batalha de Aljubarrota.

Em 1938 foi fundada a Escola da Casa de Portugal na rua Senador Eusébio nº 72, do então Distrito Federal.

Em três de novembro de 1939, a Escola da Casa de Portugal foi fundida à Escola Nun'Álvares, com a denominação de Escola Nun'Álvares, passando a funcionar na rua do Bispo, 72 no Rio Comprido. A Escola contava com sete salas de aula que comportavam turmas de Jardim de Infância, Primário e Admissão. Contava com uma infraestrutura de biblioteca para alunos e professores, clube de leitura e museu. Segundo informações do 5º Distrito Educacional, a escola mantinha caixa escolar, cooperativa clube de leitura, pelotão de saúde e a liga da bondade.

Em 1960, com funcionamento na mesma sede, porém em turno diferente da Escola Nun’Álvares, nascia o Ginásio Sagres, com a finalidade de ministrar o antigo curso ginasial. Este, juntamente com a Escola, viria mais tarde transferir-se para o nº 84 da mencionada rua.

A atual sede do Estabelecimento, localizada na rua Sampaio Viana, 184, Rio Comprido, foi construída em 1969, passando então a abrigar o complexo educacional da Casa de Portugal, composto pela Escola Nun’Álvares e pelo Ginásio Sagres. Com a criação em 1970 do 2º Ciclo, hoje Ensino Médio, passou o estabelecimento a denominar-se “Colégio Sagres”.

Em 1975, a Escola Nun’Álvares, que funcionava apenas com o Jardim de Infância e o antigo Primário, é anexada definitivamente ao “Colégio Sagres”. Em dezembro de 2012 o Liceu Literário Português adquiriu as atividades do Colégio Sagres.

A denominação do nosso Colégio é uma homenagem à consagrada Escola de Sagres. Uma escola náutica criada pelo infante D. Henrique na região de Sagres, no Algarve, em Portugal, no século XV. Sua história é contada por Samuel Purchas, em 1625, que desenvolveu a ideia através de um texto de João de Barros. O objetivo da escola teria sido a formação dos navegadores que estavam ao serviço do infante, tanto nacionais como estrangeiros, com conhecimentos de cartografia, geografia e astronomia.

Imprimir
532 Classifica este artigo:
3.5
Please login or register to post comments.