Biblioteca do Colégio


No conjunto de toda estrutura de atendimento aos alunos, se destaca a biblioteca do Colégio.

Instalada e organizada em ambiente climatizado no Centro Cultural do Colégio Sagres, permite que profissional habilitado atenda os alunos encaminhados pelos professores, desenvolvendo e estimulando o gosto pela leitura.

Cercado por grande número de títulos modernos e clássicos da literatura brasileira e universal, o aluno encontra ali o ambiente ideal para sonhar e viajar através dos livros. A educação infantil e o Ensino fundamental I - Anos iniciais desenvolvem atividade curricular semanal no espaço da biblioteca, como leitura dirigida, rodas de leitura e leitura livre.

O assessoramento técnico da biblioteca é realizado por bibliotecários do Real Gabinete Português de Leitura e do Liceu Literário Português.

 

 
 

Outras bibliotecas...

Biblioteca digital do Instituto Camões


O Camões, I.P. disponibiliza um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística na sua Biblioteca Digital, pretendendo, assim, fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes. 

Possui ainda uma vasta rede de Bibliotecas, integrando a Biblioteca Camões, I.P. (na sede, em Lisboa), herdeira dos acervos bibliográficos dos antigos IPAD e Instituto Camões, as 17 bibliotecas disponíveis nos Centros Culturais Portugueses (CCP), em diversos países, e as 71 bibliotecas localizadas nos Centros de Língua Portuguesa (CLP), espalhados pelo mundo.

Acesse a Biblioteca digital do Instituto Camões

Real Gabinete Português de Leitura


O Real Gabinete Português de Leitura possui a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal, com um acervo, inteiramente informatizado, da ordem de 350.000 volumes. 

A biblioteca recebe de Portugal, pelo estatuto do “depósito legal”, um exemplar das obras publicadas no país. Além de Macau, agora sob a soberania da República Popular da China, e que até há pouco tempo também era beneficiada com o “depósito legal”, o Real Gabinete é a única instituição, fora do território português, que mantém este privilégio.

Alguns espécimes de obras raras ou manuscritos podem ser consultados por investigadores e especialistas, desde que com autorização especial. Já a consulta ao acervo geral é franqueada aos leitores no salão da biblioteca, com o auxílio das bibliotecárias, enquanto os sócios do Real Gabinete, desde que estejam em dia com a contribuição mensal, podem levar até 3 livros - desde que de edições posteriores a 1950 - como empréstimo a domicílio, pelo prazo máximo de 15 dias.

Acesse a Biblioteca digital do Real Gabinete Português de Leitura