Fundado em 1921, o Colégio Sagres como conhecemos hoje teve sua origem na Escola Nun'Álvares, em homenagem a Nuno Álvares Pereira, conhecido santo português nomeado por D. João como o Santo Condestável (1360-1431), isto é, comandante supremo do exército. Assim,  Nuno conduziu o exército português repetidas vezes à vitória, desempenhando  papel fundamental na crise de 1383-1385, vindo a ser consagrado na Batalha de Aljubarrota, que assegurou a Portugal independência de Castela.

Em memória, situada na entrada principal da nossa instituição, é possível visualizar um painel de azulejos azuis que retrata o Mosteiro da Batalha, monumento cuja edificação foi iniciada em 1386, por ordem do rei D. João I de Portugal, como agradecimento à Virgem Maria pela vitória contra os rivais castelhanos.

Já em 1939, a Escola da Casa de Portugal foi fundida à Escola Nun'Álvares, passando a oferecer os segmentos do Jardim de Infância e Primeiro Segmento (antigo Primário). A instituição possuía uma infraestrutura que contava com Biblioteca, Caixa Escolar, cooperativa Clube de Leitura, Pelotão de Saúde e a Liga da Bondade. Em 1960, na mesma sede, nascia Ginásio Sagres, com a finalidade de ministrar o Segundo Segmento, antigo curso ginasial. Ainda no século XIX, através do Liceus de Artes e Ofícios com cursos do 1º e do 2º grau, além dos cursos de Astronomia e Arte Náutica.

Seu nome tem origem na Escola de Sagres, instituição fundada pelo infante Dom Henrique, no século XV, com o fim de estimular as navegações portuguesas. Ali, ofertava-se as disciplinas de astronomia, geografia e cartografia, ministradas por professores de toda a Europa, com objetivo de preparar os navegadores que prestavam serviço para o Infante.

Em 2012 a instituição foi adquirida pelo Liceu Literário Português, importante instituição portuguesa, com a finalidade de difundir a cultura e promover o ensino e a instrução.

O Colégio Sagres, consagrado no Rio de Janeiro como modelo de seriedade e eficiência atua nos segmentos: